A primeira fase da ação teve início esta semana, com a presença de três equipes técnicas nos 12 municípios que fazem parte da região fumageira. Durante a inspeção, será dedicada atenção especial a 10% das propriedades produtoras de tabaco.
Além das inspeções de campo, a Adeal também realiza a coleta de amostras de folhas, que serão posteriormente analisadas em laboratório, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo Maria José Rufino, chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, a ação de campo continuará até a próxima sexta-feira, dia 31, e será realizada em diferentes fases de desenvolvimento da planta de tabaco, incluindo a fase fonológica da sementeira, baixeiro e folha primeira.
A ação conta com a importante parceria das secretarias municipais de Agricultura e o apoio do setor produtivo. A colaboração e a participação dessas entidades são essenciais para garantir o controle e a manutenção da área livre do mofo azul do tabaco.
A manutenção da área livre do mofo azul do tabaco é fundamental para a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura na região fumageira de Alagoas. A iniciativa da Adeal demonstra o compromisso em preservar a qualidade e a produtividade da cultura do tabaco, garantindo a segurança e a saúde dos produtores e consumidores.