ALAGOAS – Ações sociais chegam à Arena do Empoderamento Feminino, promovida pelo Governo de Alagoas.

O Governo do Estado de Alagoas participou nesta sexta-feira (25) da Arena do Empoderamento Feminino, realizada em Maceió. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com os governos estadual e municipal, teve como objetivo conscientizar a população no combate à violência contra a mulher, por meio de palestras, orientações e prestação de serviços.

A Arena do Empoderamento Feminino ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Maria Mott de Barros Rosemberg, localizado no bairro da Cidade Universitária, uma região caracterizada pela concentração de quatro ocupações do movimento sem-teto, o que a torna uma área de grande vulnerabilidade social.

Durante o evento, foram disponibilizados serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade, artesanato, cadastro para cursos da Escola do Turismo, assistência jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência, além de exames de mamografia, citologia e testes rápidos de HIV. Diversos órgãos do Governo, como o Instituto de Identificação, a Defensoria Pública, o Hospital da Mulher e o Arquivo Público, estiveram presentes no evento.

O governador Paulo Dantas foi representado pela secretária de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos. Também estiveram presentes no evento as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Bárbara Braga (Turismo) e Maria José da Silva (Mulher e dos Direitos Humanos).

Roseane Vasconcelos destacou a importância da ação, ressaltando que o Governo do Estado se uniu ao Tribunal de Justiça em prol da sociedade e das mulheres alagoanas. Já Maria José da Silva enfatizou a necessidade de cuidar, abrigar e proteger as mulheres, e ressaltou a importância da atuação conjunta dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para avançar na luta contra a violência.

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, salientou que todas as ações do governo estão voltadas para a proteção e prevenção à violência contra a mulher, e que o programa Escola do Turismo está capacitando as mulheres para ingressarem no mercado de trabalho.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, ressaltou a importância de combater a violência contra a mulher e promover um ambiente de respeito mútuo.

Além do Governo do Estado, a Arena do Empoderamento Feminino contou com a participação da Prefeitura de Maceió e da Receita Federal, que ofereceram serviços à população durante o evento.

Sair da versão mobile