As ações, que foram gratuitas, exigiram agendamento prévio e tiveram como objetivo proporcionar um trabalho social lúdico às crianças. Entre as atividades realizadas, destaque para o Bibliotour, um passeio pela biblioteca que tinha como objetivo familiarizar as crianças com o universo literário alagoano e despertar seu interesse pelo mundo das artes. Além disso, as crianças participaram de oficinas de contação de histórias, de argila, de pintura e de slime, além de pinturas faciais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância de estimular o aprendizado das crianças e o desenvolvimento de seu lado artístico. Segundo ela, a infância é uma fase crucial para a capacidade de aprendizagem, e as atividades promovidas pela Biblioteca Graciliano Ramos visam estimular o processo de desenvolvimento infantil das crianças alagoanas.
Uma das participantes do evento foi a assistente social Natasha Souza, que inscreveu sua filha, uma estudante do maternal, de 3 anos, para participar das atividades. Natasha destacou a relevância do evento para tirar as crianças das telas e proporcionar a elas experiências em espaços culturais públicos. A supervisora da biblioteca, Mira Dantas, também ressaltou a importância das atividades para o desenvolvimento infantil, enfatizando que a biblioteca está de portas abertas para receber as pessoas e proporcionar a elas a oportunidade de explorar o universo mágico da literatura.
Com um saldo positivo de participação infantil, as atividades encerraram a programação da Semana da Criança na Biblioteca Graciliano Ramos, visando promover um trabalho social lúdico para a comunidade alagoana. Para mais informações e agendamentos, os interessados podem entrar em contato com a biblioteca através do e-mail bpe.alagoas@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 98882-2410.