A operação, que também desmantelou parte de uma organização criminosa atuante no município, contou com a participação das unidades especializadas do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), incluindo guarnições do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), e Radiopatrulha (RP), além do apoio da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) e da Polícia Civil.
Entre os materiais apreendidos, além dos entorpecentes, estavam um revólver calibre 38 carregado, 52 unidades de crack, 19 pacotes de maconha, um simulacro de pistola, cinco celulares e uma quantia em dinheiro. A operação foi desencadeada após a morte de dois líderes da organização criminosa relacionados ao Comando Vermelho, o que provocou uma reorganização interna do grupo.
Com as informações preliminares sobre essa reestruturação e a redistribuição de armas e drogas na quadrilha, as forças de segurança intensificaram as diligências, culminando nas prisões realizadas nos bairros de Camoxinga e São Pedro. Essa ação reforça o compromisso das autoridades alagoanas em combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas na região.