ALAGOAS – Ação Nacional Confisca Drogas e Celulares em Presídios de Alagoas em Esforço Contra Facções Criminosas

Uma ação coordenada a nível nacional, denominada Operação Mute, culminou na apreensão de celulares, drogas e armas artesanais em presídios de Alagoas. A iniciativa, alinhada com estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi realizada sob a égide da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Ao longo de três intensos dias, cerca de 80 policiais penais e servidores do sistema penitenciário atuaram em três unidades prisionais no estado, visando combater organizações criminosas e bloquear comunicações ilegais dentro das prisões.

As unidades onde ocorreram as ações incluem a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e a Penitenciária de Segurança Máxima em Maceió, além do Presídio do Agreste, situado em Girau do Ponciano. Esses locais foram minuciosamente inspecionados por equipes que empregaram estratégias de inteligência para garantir o sucesso das operações.

O principal objetivo da Operação Mute é impedir que facções criminosas continuem a coordenar atividades ilícitas a partir das prisões. Ao apreender celulares e dispositivos eletrônicos, a operação visa reduzir significativamente práticas criminosas como tráfico de drogas, roubos e homicídios, frequentemente orquestrados de dentro dos presídios.

A retirada de armas artesanais e drogas contribui para fortalecer a segurança interna das unidades, minimizando os riscos de rebeliões. Simultaneamente executada em vários estados e no Distrito Federal, a operação contou com a participação de policiais penais federais, estaduais e distritais.

Diogo Teixeira, secretário de Ressocialização e Inclusão Social, destacou o impacto positivo da operação, ressaltando a importância de cortar das comunicações ilícitas dos reeducandos. Por sua vez, Phabiola Pereira, gerente de Inteligência da Seris, enfatizou o impacto positivo atingido com as apreensões realizadas. A operação não apenas promoveu a segurança interna, mas também teve um efeito direto na redução dos índices de violência, desarticulando redes criminosas e garantindo um ambiente mais seguro dentro e fora dos presídios.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo