O objetivo do curso foi instruir os acadêmicos e profissionais sobre a prevenção de afogamentos em crianças, adolescentes e adultos. As informações repassadas durante o treinamento serão utilizadas para ensinar os alunos do Projeto Samu nas Escolas.
Durante o curso, foram abordados temas como a definição de afogamento, tipos de prevenção e equipamentos seguros. Os participantes também aprenderam a detectar possíveis afogamentos em diferentes faixas etárias e ambientes, como piscinas, praias, rios e açudes.
De acordo com o enfermeiro e instrutor do NEP do Samu Maceió, Heubert Guimarães, o maior desafio é conscientizar as pessoas sobre os perigos de determinados locais. Ele ressaltou a importância de conhecer as formas seguras de se divertir em praias, piscinas e rios, evitando acidentes.
Guimarães destacou que, em caso de afogamento, é necessário oferecer mecanismos de socorro, como cordas, boias ou materiais que possam flutuar. No entanto, em qualquer tipo de afogamento, é indispensável ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros para receber o socorro adequado.
Além disso, o enfermeiro alertou sobre a utilização de equipamentos adequados para piscinas e praias. Segundo ele, boias infladas não são seguras, enquanto os coletes homologados e autorizados pela Marinha são mais seguros para crianças, adolescentes e adultos.
Guimarães também ressaltou a importância do protocolo de atendimento em casos de afogamento, que envolve medidas de prevenção, acionamento de ajuda e encaminhamento à unidade hospitalar, se necessário.
O coordenador da Central do Samu Maceió, o médico Jhonat Silva, destacou a importância de prevenir acidentes por meio da disseminação de cursos de prevenção. Segundo ele, essa medida contribui para salvar vidas.
Para a acadêmica de medicina, Ana Klívia Vasconcelos Lacerda, do 8º período, o treinamento foi extremamente importante para identificar e reconhecer vítimas de afogamento. Ela destacou a importância de saber o que fazer e o que não fazer nessas situações.
O Curso de Emergências Aquáticas promovido pelo Samu Maceió foi uma iniciativa valiosa para instruir os acadêmicos do Projeto Samu nas Escolas e demais profissionais sobre a prevenção de afogamentos. Com essa capacitação, espera-se que mais vidas sejam salvas em casos de emergências aquáticas.