Este documento pioneiro é resultado de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO e tem como objetivo estabelecer os requisitos para a adoção de boas práticas no combate à violência contra as mulheres. A intenção é reduzir as estatísticas de violência por meio da aplicação da Prática Recomendada, que é destinada a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independentemente de sua dimensão, localização e negócio.
O presidente da ABNT, Mario William Esper, ressalta que a proposta brasileira poderá orientar organizações em todo o mundo sobre a adoção de medidas efetivas no combate à violência contra a mulher. Além disso, ele destaca que a PR ABNT 1019 define 11 tipos de violência contra a mulher e estabelece requisitos que vão desde a assinatura de um termo de compromisso até a realização de campanhas, ações educativas, capacitação de colaboradores, código de ética e parcerias com organizações não governamentais, da sociedade civil e institutos.
O lançamento da Prática Recomendada contará com a presença de autoridades, incluindo o governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, a fundadora do Instituto Nós Por Elas, juíza Renata Gil, a presidente Marcela Bocayuva e a embaixadora Luiza Brunet, entre outras personalidades. Após o evento, a Prática Recomendada estará disponível no ABNT Catálogo.
O evento está agendado para começar às 17h e terá como palco o Centro de Convenções de Maceió, localizado na Rua Celso Piatti, 280-372, bairro de Jaraguá. Esta ação tem como propósito clamar por um mundo onde a violência contra as mulheres seja algo do passado e não do cotidiano.