ALAGOAS – Abertura de mais de 35 mil empresas impulsiona economia de Alagoas em 2023, segundo dados da Juceal.



Mais de 35 mil empresas foram inauguradas em Alagoas no ano de 2023, revelou a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). A natureza jurídica empresário individual apresentou os maiores quantitativos do ano, com destaque também para o setor de comércio. O estado contabilizou um total de 35.631 empresas abertas ao longo do ano, sendo que os empresários individuais somaram 29.170 inscrições, representando 81,9% do total. Além disso, ocorreram a constituição de 6.258 sociedades limitadas, 105 sociedades anônimas fechadas, 48 cooperativas, 26 consórcios de sociedades, 15 sociedades anônimas abertas, 6 associações privadas, 2 empresas públicas e 1 cooperativa de consumo.

Em relação ao porte empresarial, foram abertos 26.490 microempreendedores individuais (MEIs), 6.680 microempresas (MEs), 1.502 empresas de pequeno porte e 959 negócios considerados sem porte. Para o presidente da Junta Comercial, Ricardo Dória, os números representam uma tendência positiva de crescimento e expansão de formas de negócios, indo além dos menores tipos empresariais.

Outro dado relevante é a abertura de 1.308 filiais, o que representa um avanço de 6,08% em relação ao ano anterior. O setor de comércio teve o maior destaque, com 10.686 novos empreendimentos, seguido pelas áreas de transporte, armazenagem e correio, alojamento e alimentação, atividades administrativas e serviços complementares, indústrias de transformação, atividades profissionais, científicas e técnicas, entre outros.

Por outro lado, ocorreram a extinção de 20.839 empresas em 2023, com destaque para as áreas de comércio, alojamento e alimentação, transporte, armazenagem e correio, indústrias de transformação e atividades administrativas e serviços complementares.

A Junta Comercial do Estado de Alagoas é o órgão alagoano responsável pelo registro empresarial, e é também responsável por integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. A Juceal divulgou ainda os rankings empresariais de 2023 para os 102 municípios alagoanos.

Diante dos resultados, Alagoas evidencia uma tendência de crescimento e expansão no ambiente empresarial, demonstrando um cenário favorável para investimentos e desenvolvimento econômico no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo