Em relação ao porte empresarial, foram abertos 26.490 microempreendedores individuais (MEIs), 6.680 microempresas (MEs), 1.502 empresas de pequeno porte e 959 negócios considerados sem porte. Para o presidente da Junta Comercial, Ricardo Dória, os números representam uma tendência positiva de crescimento e expansão de formas de negócios, indo além dos menores tipos empresariais.
Outro dado relevante é a abertura de 1.308 filiais, o que representa um avanço de 6,08% em relação ao ano anterior. O setor de comércio teve o maior destaque, com 10.686 novos empreendimentos, seguido pelas áreas de transporte, armazenagem e correio, alojamento e alimentação, atividades administrativas e serviços complementares, indústrias de transformação, atividades profissionais, científicas e técnicas, entre outros.
Por outro lado, ocorreram a extinção de 20.839 empresas em 2023, com destaque para as áreas de comércio, alojamento e alimentação, transporte, armazenagem e correio, indústrias de transformação e atividades administrativas e serviços complementares.
A Junta Comercial do Estado de Alagoas é o órgão alagoano responsável pelo registro empresarial, e é também responsável por integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. A Juceal divulgou ainda os rankings empresariais de 2023 para os 102 municípios alagoanos.
Diante dos resultados, Alagoas evidencia uma tendência de crescimento e expansão no ambiente empresarial, demonstrando um cenário favorável para investimentos e desenvolvimento econômico no estado.