Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados e os instrutores foram homenageados. O ritual de honra ao veterano foi comandado pelo coronel Paulo Amorim, que saudou o coronel da reserva remunerada, Ricardo Albuquerque.
A solenidade contou com a presença de Geneir Marques de Carvalho Filho, juiz titular da 17ª Vara Criminal da Capital, que preside a corregedoria da Justiça de Alagoas, além de Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública, e outras autoridades da segurança pública estadual.
O curso visa fortalecer as ações de inteligência dentro das estruturas de segurança pública do Estado. O secretário Flávio Saraiva destacou a importância dessas ações no combate à criminalidade, mencionando a força-tarefa que já resultou na prisão de mais de três mil foragidos.
O coronel Paulo Amorim enfatizou que a capacitação representa um avanço importante na resolução de casos complexos, permitindo a organização de operações bem-sucedidas através de informações estratégicas.
O Curso Básico de Inteligência é baseado na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública, cobrindo disciplinas que incluem fundamentos doutrinários, organização de inteligência, documentos e rotinas operacionais, além de produção do conhecimento e contrainteligência. A formação busca preparar agentes para atuar de forma eficaz e integrada, promovendo a segurança e tranquilidade da população de Alagoas.