A mostra tem como foco a produção audiovisual realizada por diretoras autoidentificadas mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero, como mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans.
A abertura oficial da mostra ocorrerá no Centro Cultural Arte Pajuçara, no dia 13 de outubro, com a exibição do filme “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, que estreou com destaque no Festival de Veneza em setembro. O evento continuará no Carambola LAB nos dias 14 e 15 de outubro, com exibições de filmes convidados, mostras paralelas e as mostras competitivas Mostra+ Brasil, Mostra+ Alagoas e Mostra+ Videoclipes. Além das exibições, também serão realizados debates, festas e a cerimônia de premiação, com presença de juradas renomadas.
O projeto é realizado com o patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Algás, Sebrae Alagoas, e conta com o apoio do Ibis Budget Maceió, Kukrum, Meu Hostel e Sambaicaitá.
A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta o compromisso do Governo em apoiar iniciativas culturais que promovem a diversidade e o acesso à cultura. Ela afirma que a 1ª Mostra Carambola de Mulheres no Cinema é um exemplo inspirador de como podemos enriquecer nossa cena cultural e cinematográfica, enquanto celebramos a criatividade das mulheres na indústria do cinema.
A programação da mostra inclui a pré-estreia alagoana de “Sem Coração”, a exibição de filmes das mostras competitivas, debates e a cerimônia de premiação. O evento também contará com apresentações de atividades formativas e mostras paralelas.
A Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema é uma oportunidade de valorizar e dar visibilidade à produção audiovisual realizada por mulheres e pessoas excluídas por questões de gênero, contribuindo para fortalecer a diversidade cultural e cinematográfica em Alagoas.






