Alagoanos resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda de café chegam a Penedo após mobilização das autoridades.

Na madrugada desta sexta-feira, um grupo de alagoanos resgatados em condições semelhantes à escravidão chegou a Penedo, após serem libertados de uma fazenda de café no interior do Espírito Santo. Os 12 trabalhadores foram resgatados na terça-feira, após um vídeo viralizar nas redes sociais e na imprensa local, mostrando as condições precárias em que viviam e pedindo ajuda.

A mobilização da Polícia Militar e do Ministério Público do Trabalho de ambos os estados foi fundamental para o resgate das vítimas. O superintendente do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Cícero Filho, assegurou que os trabalhadores terão direito a verbas trabalhistas e serão apoiados para se restabelecerem de acordo com a legislação vigente.

Além disso, o fazendeiro responsável foi autuado e será obrigado a arcar com todos os custos das verbas rescisórias, além de responder a um processo criminal de acordo com o Código Penal Brasileiro. Em relação às ações da Prefeitura de Penedo, o advogado do CREAS local explicou que o prefeito e sua equipe estão acompanhando o caso de perto.

Foi determinada uma equipe multidisciplinar do CREAS para oferecer suporte aos trabalhadores e suas famílias. Eles terão acesso a cursos de capacitação profissional oferecidos pela prefeitura, assim como participarão de programas para elaboração de currículos. A prioridade será dada aos resgatados nos programas de capacitação do governo municipal em parceria com o Senai.

Dessa forma, os ex-escravizados poderão se preparar para futuras oportunidades de emprego no município. A prefeitura de Penedo está trabalhando ativamente para garantir a reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho, proporcionando-lhes condições dignas de recomeço após o período de exploração vivido na fazenda de café.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo