Os programas de microssistemas comunitários de abastecimento de água e de construção de cisternas no sertão alagoano vão receber mais R$ 7,4 milhões em recursos federais assegurados em Brasília pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD). O anúncio da garantia de recursos foi feito pelo parlamentar, que conseguiu mais estes investimentos após audiência realizada nesta quarta-feira (07) com o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
“Vamos seguir trabalhando para levar água para os sertanejos. Com os microssistemas, a água vem do Canal do Sertão. Já as cisternas armazenam águas captadas das chuvas. São dois sistemas eficazes e que trazem mais qualidade de vida para milhares de pessoas antes sem acesso à água em Alagoas”, afirmou Marx Beltrão.
A meta do projeto dos microssistemas é atender dezenas de comunidades rurais dos municípios de municípios como São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. Algumas delas já estão sendo beneficias.
Já as cisternas atenderão populações de cidades como São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Canapi, Ouro Branco, Mata Grande, Carneiros, Santana do Ipanema, Batalha, Olho D’água das Flores, Igaci, Minador do Negrão e São Sebastião. O projeto é executado Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, com o governo estadual trabalhando com ênfase para levar água às comunidades carentes.