AGORA SÃO 6 QUERENDO A MAMATA! – Nina Tenório, vendedora de supermercado, é a sexta candidata à Prefeitura de Maceió na eleição de 2024.

 

No cenário político efervescente de Maceió, surge uma nova aposta para as eleições municipais de 2024. Marina Nobre Tenório Crisóstomo, mais conhecida como Nina Tenório, vem despontando como a sexta candidata confirmada à Prefeitura da capital alagoana. Aos 25 anos, a jovem vendedora do comércio varejista e atacadista já ocupa um papel de destaque como presidente do diretório municipal do Partido da Causa Operária (PCO).

O registro oficial da candidatura de Nina foi recentemente confirmado na base Divulgacand, sistema mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de ser a primeira vez que Nina se lança para um cargo executivo, ela já tem experiência em disputas eleitorais. Em 2022, candidatou-se a deputada federal pelo mesmo partido e obteve 55 votos, um número modesto mas significativo para uma jovem em início de carreira política.

Além de sua profissão e identificação racial como preta, Nina tem também se destacado por sua trajetória acadêmica, embora com o nível superior ainda incompleto. Outro ponto interessante revelado pelo registro é que a candidata não declarou patrimônio, uma característica que pode diferenciar sua candidatura em um cenário muitas vezes dominado por políticos com extensos bens.

A recente convenção do PCO, realizada em 5 de agosto de 2024, oficializou a candidatura de Nina Tenório via videoconferência. A escolha do vice-prefeito também chama atenção: Liu Soares, um estudante de 24 anos que, assim como Nina, é membro do PCO. Essa dupla jovem simboliza uma nova face na política local, um sopro de juventude e renovação que pode atrair um eleitorado ávido por mudanças.

Além da chapa formada por Nina e Liu, a corrida pela prefeitura de Maceió conta com outros cinco candidatos. Entre eles está o atual prefeito João Henrique Caldas, conhecido como JHC, que busca a reeleição pelo Partido Liberal (PL). Também estão na disputa o deputado federal Rafael Brito (MDB), o ex-vereador e ex-deputado estadual Lobão (Solidariedade), a jornalista Lenilda Luna (Unidade Popular) e o administrador e ativista da causa PCD, Rony Camelinho (Agir).

O surgimento de Nina Tenório como uma candidata significativa adiciona uma nova camada de complexidade à eleição de 2024. Ao representar um partido que muitas vezes é visto como alternativo e ao trazer uma perspectiva jovem e de base popular, Nina se posiciona como uma opção diferenciada, desafiando o status quo político de Maceió. Agora, resta saber se essa jovem vendedora conseguirá mobilizar a população e se transformar em uma força real nas urnas.

Este panorama diversificado promete uma disputa eleitoral acirrada, onde diferentes visões e propostas competirão pelo futuro de Maceió. O eleitorado, por sua vez, terá a tarefa de escolher entre a continuidade representada por JHC e a renovação proposta por novas lideranças como Nina Tenório. O cenário está aberto, e a eleição de 2024 promete ser uma das mais interessantes dos últimos anos na capital alagoana.

Sair da versão mobile