
Na manhã desta segunda-feira (15), foi realizada na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, no Tabuleiro do Martins, uma solenidade que marcou o início do uso do novo fardamento dos agentes de fiscalização de trânsito. A farda passa a ser nas cores amarela e preta, as mesmas adotadas pelas viaturas operacionais da SMTT em março deste ano e por serem as tonalidades utilizadas pela maioria dos órgãos de trânsito em todo o país.
O novo fardamento era um pleito antigo dos agentes de trânsito que buscam um padrão nacional, já implantado em alguns municípios. “O fardamento anterior era muito quente, e esse novo modelo, além da padronização, está mais adequado ao clima da nossa cidade”, aponta o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas, Glauco Oliveira.
Para o agente de trânsito Patrick Calado, o papel do fardamento de identificar visualmente a categoria é reforçado pelo novo modelo. “Uma vez que estaremos dentro do padrão nacional, qualquer pessoa, mesmo que não seja natural de Maceió, ao ver a farda, saberá que somos agentes de trânsito e entenderá o nosso papel na sociedade”, avalia.
O evento contou com a presença do superintendente da SMTT, Dário César Barbosa que ressaltou a importância do auxílio-fardamento. “Todos os agentes de trânsito estão de parabéns pela iniciativa em adotar um fardamento que tem a tendência em se tornar padrão em todos os municípios brasileiros. Esses profissionais fazem a fiscalização de trânsito 24h nas vias, executando um serviço de grande necessidade e com muito empenho”, ressalta.
A adoção das novas cores segue a portaria nº 119, publicada no Diário Oficial do Município em 15 de junho de 2016, que determina a necessidade de estabelecer um padrão para a uniformização e forma de utilização do fardamento por parte dos agentes de trânsito em seu mister laboral, no pleno exercício de suas funções, sendo delegada à SMTT a competência para elaboração de normas regulamentares destas matérias, por força da Lei n°. 6.533/2016.
O novo fardamento será usado de forma gradativa, conforme a chegada dos pedidos das lojas de aviamento.
Agência Maceió
15/08/16







