Aeroporto Internacional de Gwadar: mistérios e controvérsias envolvem o mais caro terminal aéreo do Paquistão financiado pela China.



O mais novo e mais caro aeroporto do Paquistão, localizado na cidade costeira de Gwadar, tem chamado a atenção devido ao seu estado atual de abandono. Com um custo de US$ 240 milhões e totalmente financiado pela China, o Aeroporto Internacional de Gwadar foi concluído em outubro de 2024, porém, não há previsão de sua inauguração. A falta de aviões e passageiros levanta questionamentos sobre o real propósito e destino deste investimento.

Ao longo dos últimos anos, a China tem investido significativamente em Balochistão e Gwadar como parte do projeto Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), que visa conectar Xinjiang ao Mar Arábico. No entanto, apesar das promessas de transformação econômica, a cidade de Gwadar ainda enfrenta desafios relacionados à falta de infraestrutura básica, como acesso à água potável e eletricidade.

Especialistas acreditam que o Aeroporto Internacional de Gwadar não tinha como foco principal atender à população local de 90.000 habitantes, mas sim facilitar o acesso seguro dos cidadãos chineses à região de Gwadar e Balochistão. A presença chinesa na cidade tem gerado controvérsias, principalmente devido ao aumento da militarização na região e aos conflitos com grupos separatistas locais.

Os moradores de Gwadar expressam insatisfação com a falta de benefícios visíveis do CPEC em suas vidas. Mesmo com a promessa de criação de empregos locais, muitos residentes afirmam que o desenvolvimento econômico ainda não chegou de forma significativa à cidade. Além disso, as tensões entre a população local e as autoridades paquistanesas se intensificaram devido ao aumento da vigilância e restrições à liberdade de expressão.

O adiamento da inauguração do aeroporto devido a preocupações de segurança reflete a instabilidade da região e a incerteza em relação ao futuro do projeto CPEC em Gwadar. Enquanto as autoridades prometem melhorias nas condições de vida da população local, ainda há desconfiança e descontentamento em relação ao impacto real do investimento chinês na região. A questão permanece: quando o Aeroporto Internacional de Gwadar será de fato aberto ao público e qual será o seu papel no desenvolvimento econômico de Gwadar e Balochistão?

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