Wajngarten emitiu uma mensagem em que destacou a existência de pessoas com comportamentos extremos em diferentes setores da sociedade. Segundo suas palavras, “tem malucos em todos os lugares, em todos os espectros políticos, torcedores de todos os times, de todas as crenças e religiões”. O advogado também fez menção ao atentado que o próprio presidente Bolsonaro sofreu em 2018, relembrando que “tem malucos que preferem facas, tem malucos que preferem bombas”.
No decorrer da noite de quinta-feira, pelo menos dois explosivos detonaram nas proximidades da Praça dos Três Poderes, resultando na morte de Francisco Wanderley Luiz, que foi atingido por uma bomba em frente ao STF. O veículo do candidato também pegou fogo no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados após outra explosão.
O incidente chocou a população e levantou debates sobre a segurança em locais públicos e a influência de discursos extremistas na sociedade. As autoridades estão investigando o caso para determinar as circunstâncias que levaram a esse trágico desfecho. A comoção tomou conta das redes sociais e das rodas de conversa, com muitos manifestando repúdio a atos de violência e extremismo.