A ação acontece nesta sexta-feira (26) e ficará concentrada na Praça Dom Pedro II, no Centro
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza nesta sexta-feira (26) uma ação socioassistencial para a população em situação de rua. A proposta é concentrar na Praça Dom Pedro II (em frente a Catedral Metropolitana), no Centro, os atendimentos de Assistência Social junto com ações de cidadania, reforçando o trabalho realizado diariamente pelas equipes de Abordagem Social, dos Centros Pop e Casas de Passagem.
Na ação, as equipes dos Centros Pop e da Abordagem Social farão a busca ativa na região e o atendimento à população de rua para que eles tenham acesso aos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Maceió. O trabalho é feito pela Semas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Consultório na Rua, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), com o cadastro de acesso ao programa habitacional.
De acordo com a coordenadora de Abordagem à População de Rua da Semas, Priscila Guimarães, a proposta da ação é, junto com outros órgãos, dar celeridade aos atendimentos já feitos pelo Município, de forma a fortalecer o resgate do projeto de vida dessas pessoas, fazendo com que tenham acesso a programas e serviços que garantem uma saída digna e consistente das ruas.
“Estaremos realizando busca ativa, atendimento aos usuários, monitoramento dos usuários que já são atendidos pela Semas, divulgação dos serviços e articulação com a rede de políticas públicas do estado e município. Tudo isso visando a retirada de forma consistente, através de acesso aos programas sociais, destas pessoas das ruas”, ressaltou Priscila.
A Semas estará na ação com profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social, dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar.
A ação acontece de 8h às 12h e conta com a parceria da Igreja Batista, Consultório na Rua, Defensoria Pública do Estado, Movimento Nacional para População de Rua, Superintendência de Segurança Alimentar do estado e Fórum Estadual dos Usuários SUAS (FEUSUAS).
Ascom