AÇÃO – Rodrigo Cunha integra grupo de debates por regulamentação da inteligência artificial


O senador Rodrigo Cunha (Podemos) é um dos participantes no Congresso Nacional dos esforços para se regulamentar o uso da Inteligência Artificial (IA) no país. Tanto que, a convite da Google, Cunha participou em Brasília de um evento sobre o tema, ao lado do vice-presidente Sênior de Tecnologia e Sociedade do Google James Manyika, e de lideranças políticas, do governo, da academia e de grupos de engajamento social do G20.

O evento reuniu autoridades que têm liderado o debate sobre o papel da tecnologia, com foco nas oportunidades trazidas pela adoção da Inteligência Artificial (IA) em diversos segmentos econômicos, como também em serviços públicos essenciais. “A IA já faz parte de nossas vidas em áreas como saúde, segurança, meio ambiente e mobilidade pública.

Como membro da comissão que trata de IA no Senado estou trabalhando bastante para colocar o país no trilho do desenvolvimento tecnológico”, disse Rodrigo Cunha.A votação do relatório final da regulamentação da IA no Senado deve acontecer nos próximos dias. A proposta cria normas a concepção, o desenvolvimento, implementação, utilização, adoção e governança responsável de sistemas de IA no país.

Entre os objetivos estão proteger direitos, estimular a inovação e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis em benefício das pessoas, da democracia e do desenvolvimento. Rodrigo Cunha tem se destacado nacionalmente por sua participação em debates e ações de grande relevo no Senado.

Além da regulamentação do IA em nível nacional, o senador foi recentemente relator do projeto de lei da “taxa das blusinhas”, posicionando-se contra o novo imposto. O trabalho de Cunha também foi fundamental para conquistas como a legislação de combate ao superendividamento e de criação do Programa Desenrola, entre outras ações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo