A proteção de vítimas de violência contra mulher é destaque na atuação da PM-AL em Maceió e Região Metropolitana, segundo relatório do CPRM.

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) tem se destacado nas ações de proteção aos vulneráveis, resguardando vidas e cessando ameaças, principalmente na proteção de vítimas de violência contra a mulher. Os números alarmantes em Maceió e na Região Metropolitana são um alerta, mas também mostram o olhar atento da corporação.

Todos os acionamentos para casos de violência contra a mulher registrados via 190 foram prontamente atendidos pela PM. As ocorrências se distribuíram entre as oito cidades que compõem a área de atuação do Comando, incluindo Maceió, Rio Largo, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Pilar, Barra de São Miguel e Satuba.

Os dados foram contabilizados pelo CPRM, que divulgou o relatório de desempenho operacional dos batalhões de sua área de cobertura no primeiro trimestre do ano. Ao todo, 2.093 ocorrências foram atendidas, cada uma com suas especificidades e devido direcionamento, nem todas resultando necessariamente em prisão.

O comandante do CRPM, tenente-coronel Hiraque Agnnes, explicou que os crimes relacionados à violência contra a mulher correspondem ao maior número de prisões em flagrante delito na área do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) no primeiro trimestre de 2025, totalizando 285 indivíduos presos.

Os bairros que mais registraram ocorrências deste tipo de crime estão na Capital, com destaque para o Benedito Bentes, Cidade Universitária e Jacintinho. A incidência é maior nos finais de semana, principalmente no turno noturno, entre 20h e meia-noite.

Além disso, entre 2023 e 2024, o efetivo de policiais, oficiais e praças realizou o Curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica para Profissionais da Segurança Pública, oferecido pela Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O curso teve carga horária de 40 horas-aula e abordou temas como protocolos de atendimento às mulheres vítimas de violência e marcos legais relacionados à proteção da mulher.

A PM segue atenta e operante no combate à violência contra a mulher, garantindo que todas as ocorrências registradas sejam prontamente atendidas e que haja intervenção policial nos casos necessários. O coronel Hiraque ressaltou a importância desse trabalho contínuo no combate a esse tipo de ilicitude.

Sair da versão mobile