Um dos principais legados dessa Jornada será a sanção da Lei do Patrimônio Vivo pela prefeita Christiane Bulhões. Essa lei reconhecerá os fazeres, saberes e celebrações da cultura popular, evidenciando e valorizando os artistas locais. O Registro do Patrimônio, articulado pela FOCUARTE, já está presente em 8 municípios alagoanos, reconhecendo diversas figuras importantes que antes viviam no anonimato.
“Esse encontro vem fortalecer aquilo que a FOCUARTE já realiza no estado. Após ouvirmos muito os nossos mestres, chegou a hora de escutar as juventudes presentes em nossas manifestações culturais. Com isso, poderemos ter um diagnóstico mais preciso sobre a realidade da cultura popular e deixar um legado com a Lei do Patrimônio Vivo”, afirmou João Lemos, presidente da FOCUARTE.
A ação deve reunir cerca de 200 jovens que, durante o feriado da independência, participarão de atividades como luau, oficinas e visitas às comunidades rurais do município. Nesses encontros, terão a oportunidade de trocar experiências culturais e participar de uma importante roda de conversa, que contará com a presença do mestre de Reisado José Roberto Santana (Sergipe), do artista plástico Eduardo Barbosa (Pernambuco) e dos alagoanos Bruno Duarte, pedagogo, e Rafael Oliveira, contramestre de Guerreiro.
A Jornada das Juventudes da Cultura Alagoana conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Galeria Mulher Rendeira, Museu Théo Brandão, Academia Santanense de Letras e de uma equipe formada por 50 voluntários. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link disponibilizado.
Portanto, fica marcado na agenda: a 1ª Jornada das Juventudes da Cultura Alagoana acontecerá nos dias 08 a 10 de Setembro de 2023, na Escola Municipal de Santana do Ipanema. Essa iniciativa promete proporcionar um espaço de debate e valorização dos jovens nas manifestações culturais do estado de Alagoas.