Durante a Bienal, é comum ver estudantes participando ativamente das atividades oferecidas. Enquanto as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) se reúnem para ouvir histórias encantadoras, os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental aprendem brincando com jogos interativos no projeto “Se liga no Ideb”. Essa atividade foi pensada estrategicamente para esses alunos, levando em consideração a participação deles nas provas do sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Uma das coordenadoras da Escola Gerusa Costa, Maria Rita, enfatiza a importância de levar os alunos para a Bienal, pois o evento proporciona uma visão de mundo diferenciada para eles. “O estande está belíssimo, lindo, com apresentações e atividades para as crianças. Isso já é tudo”, destaca Maria Rita.
A expectativa da Rede Municipal de Educação é que mais de 12 mil alunos passem pelo estande da Semed até o fim do evento. A programação diversificada contempla desde os alunos dos Cmeis até os da Educação de Jovens Adultos e Idosos. As atividades ocorrem durante os três horários de funcionamento da Bienal.
Pela manhã, as atividades são realizadas em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oferecendo oficinas de materiais recicláveis, contação de histórias e mágica. Durante a tarde, as atividades se concentram na Sala Ipioca, com oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e palestras sobre letramento racial e combate ao racismo. Já à noite, acontecem palestras voltadas para o público da Educação de Jovens Adultos e Idosos, além de apresentações culturais em parceria com a Secretaria de Cultura.
A professora Micheline de Andrade Oliveira, da Escola Geruza Costa, ressalta a importância da Bienal para instigar o interesse pela leitura nas crianças. “Estamos encantados ao ver esses sorrisos e brilhos nos olhos. Todos estão encantados por conhecer o evento”, elogia Micheline.
Durante a visita ao estande, a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, também participou das atividades e destacou que mais de 12 mil alunos receberam o voucher de Vale Livro, no valor de R$ 20, para estudantes, e R$ 80, para professores, como forma de incentivar a leitura e a autonomia de ambos. A secretária ressaltou que a iniciativa visa estimular o gosto pela leitura em toda a comunidade escolar.
Com uma programação diversificada e atividades para todas as faixas etárias, a Secretaria Municipal de Educação busca garantir uma experiência enriquecedora na Bienal, estimulando cada vez mais o prazer e o hábito da leitura entre os estudantes e professores da rede municipal. A participação massiva dos alunos demonstra o sucesso e a relevância desse evento para a educação do município de Maceió.