A iniciativa, fruto do trabalho das professoras, contadoras de histórias e produtoras culturais Meire Deise e Rochelli Messias Assis, tem como proposta celebrar a tradição milenar de contar histórias e valorizar os profissionais envolvidos nessa arte.
Com uma programação diversificada, o festival contará com apresentações culturais, oficinas, palestras e rodas de conversa. Dentre os convidados, estão nomes como o dramaturgo e escritor Luciano Pontes, especialista em literatura infanto-juvenil, e a mestra em educação e contadora de histórias Ivani Magalhães.
No primeiro dia do evento, o público terá a oportunidade de prestigiar a abertura oficial, que contará com apresentações musicais e interações. Além disso, haverá uma palestra sobre a musicalização na contação de histórias, ministrada por Damiana Melo, da Companhia Literando. Também estão previstas apresentações do espetáculo “História da Prima Vera, em Alagadiços”, com Rochelli Messias, e da hora do “Conto Cantado”, com Meire Deise.
Já o segundo dia será marcado pelas oficinas, que abordarão temas como “Contação de Histórias para Bebês”, ministrada por Ivani Magalhães, e “O Tempo no Contar, Parar, Respirar e Voltar a Contar”, com Carmen Lúcia Freire. Além disso, ocorrerão apresentações e contações de histórias com artistas como Adriana Chaluppe, Tia Miroca e o Grupo Maracatu Baque Alagoano.
O festival, que tem ingressos a partir de R$ 65, pretende ser um momento ímpar para os amantes da arte de contar histórias em Alagoas. Segundo Meire Deise, uma das idealizadoras do evento, a expectativa é que o FECHAL abra portas para outros encontros e eventos no estado.
A iniciativa conta com o apoio cultural do MISA e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL). Para mais informações sobre o festival, é possível acompanhar o perfil do evento no Instagram, @fechal_contahistorias. Os interessados também podem entrar em contato pelos números (82) 98809-2163 (Meire Deise) ou (82) 99982-9628 (Jamerson).
Essa é uma oportunidade única de prestigiar a rica tradição da contação de histórias e se envolver com narrativas envolventes e inspiradoras. Não perca a chance de participar do 1º Festival de Contadores de Histórias de Alagoas e vivenciar momentos mágicos e inesquecíveis!