A Polícia Militar agiu rapidamente e encaminhou os detentos recapturados ao Instituto Médico Legal (IML) central, onde passaram por exames periciais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que dentre os 15 detentos, três estavam utilizando tornozeleira eletrônica, mas mesmo assim desrespeitaram as regras estabelecidas para a saída temporária.
O sargento Kennedy Fernandes, da Companhia das Cenas Abertas de Uso, destacou que as equipes que patrulhavam a região da Cracolândia notaram a presença de um grupo de pessoas que havia saído da Estação da Luz e se dirigido para o local de concentração de usuários de drogas. Após consultar o sistema de inteligência da PM, os agentes constataram que se tratava de detentos em saída temporária.
Não é a primeira vez que problemas ocorrem durante as saídas temporárias de detentos em São Paulo. Durante a última “saidinha”, que ocorreu entre os dias 11 e 17 de junho de 2024, um total de 677 detentos foram recapturados em todo o estado. Além disso, é importante ressaltar que nesta mesma saída temporária, que vai até a próxima segunda-feira (23), foram liberados criminosos conhecidos, como Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves, responsáveis por crimes notórios.
Esses episódios reforçam a necessidade de um maior controle e fiscalização por parte das autoridades competentes para garantir a segurança da população durante as saídas temporárias dos detentos. A ocorrência desta terça-feira evidencia a importância de um acompanhamento mais rigoroso dos beneficiados pela saída temporária, a fim de evitar situações como essa no futuro.