15 detentos são recapturados na Cracolândia horas após “saidinha” em São Paulo, violando medidas da Justiça.

Na tarde desta terça-feira (17/9), a cidade de São Paulo foi palco de um tumulto envolvendo detentos que deveriam estar em sua saída temporária. Após a liberação de presos para a chamada “saidinha”, 15 detentos foram recapturados pela polícia no centro da cidade, especificamente na região conhecida como Cracolândia. Essa ação viola as medidas da Justiça estipuladas para que os presos tenham direito ao benefício da saída temporária.

A Polícia Militar agiu rapidamente e encaminhou os detentos recapturados ao Instituto Médico Legal (IML) central, onde passaram por exames periciais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que dentre os 15 detentos, três estavam utilizando tornozeleira eletrônica, mas mesmo assim desrespeitaram as regras estabelecidas para a saída temporária.

O sargento Kennedy Fernandes, da Companhia das Cenas Abertas de Uso, destacou que as equipes que patrulhavam a região da Cracolândia notaram a presença de um grupo de pessoas que havia saído da Estação da Luz e se dirigido para o local de concentração de usuários de drogas. Após consultar o sistema de inteligência da PM, os agentes constataram que se tratava de detentos em saída temporária.

Não é a primeira vez que problemas ocorrem durante as saídas temporárias de detentos em São Paulo. Durante a última “saidinha”, que ocorreu entre os dias 11 e 17 de junho de 2024, um total de 677 detentos foram recapturados em todo o estado. Além disso, é importante ressaltar que nesta mesma saída temporária, que vai até a próxima segunda-feira (23), foram liberados criminosos conhecidos, como Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves, responsáveis por crimes notórios.

Esses episódios reforçam a necessidade de um maior controle e fiscalização por parte das autoridades competentes para garantir a segurança da população durante as saídas temporárias dos detentos. A ocorrência desta terça-feira evidencia a importância de um acompanhamento mais rigoroso dos beneficiados pela saída temporária, a fim de evitar situações como essa no futuro.

Sair da versão mobile