Os repatriados chegarão em dois momentos, sendo o primeiro destino Fortaleza, com atraso no voo que está previsto para chegar às 10h33. Posteriormente, um avião da Força Aérea Brasileira os levará para Belo Horizonte, com chegada estimada para as 14h30 no Aeroporto Internacional de Confins.
Em Fortaleza, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) será responsável pelo acolhimento dos brasileiros repatriados, coordenado pela Secretária Executiva do MDHC, Janine Mello. O local fornecerá água, alimentação, energia, internet, banheiros e suporte psicossocial através de uma equipe multidisciplinar.
Já em Belo Horizonte, os repatriados serão recebidos pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato, no Aeroporto Internacional. Em uma parceria com a BH Airport, a sala de autoridades do aeroporto será transformada em um Posto de Acolhimento aos Repatriados, oferecendo serviços similares aos de Fortaleza, como alimentação, água, internet e banheiros.
Além disso, os brasileiros terão acesso a informações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho, assim como orientações relacionadas à regularização vacinal e matrícula na rede de ensino. Esta ação conjunta do governo federal busca garantir um retorno seguro e acolhedor para os brasileiros repatriados.