Vacinação contra HPV agora em dose única: Ministério da Saúde altera esquema para ampliar cobertura vacinal e proteger contra câncer

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível que se tornou a mais comum em todo o mundo, estando diretamente associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Para combater essa doença, a vacina contra o HPV sofreu uma mudança significativa, passando a ser aplicada em dose única, em contraposição às duas doses previamente exigidas com um intervalo de seis meses entre elas.

Agora, para receber a vacina, os indivíduos interessados devem comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde portando documento pessoal com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de imunização. Mesmo com essa modificação na forma de administração da vacina, o público-alvo se mantém o mesmo: crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade (de ambos os sexos) e grupos com condições clínicas especiais de 9 a 45 anos, como portadores de HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos imunossuprimidos. Também podem receber a vacina as vítimas de violência sexual entre 9 e 45 anos de idade que ainda não foram imunizadas.

A decisão de alterar a forma de aplicação da vacina foi motivada pela baixa cobertura vacinal, que atingiu apenas 12% das meninas na faixa etária recomendada. Estudos recentes também demonstram que uma única dose pode fornecer a mesma proteção que duas ou três doses em locais com alta cobertura vacinal.

Além da vacina contra o HPV, as unidades de saúde do município também oferecem imunização contra o vírus influenza, responsável pela gripe. As vacinas estão disponíveis para diversos grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, entre outros. É fundamental que a população-alvo se atente para a importância da vacinação na prevenção de doenças e na promoção da saúde coletiva.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo