UFAL – Finep Day em Alagoas mobiliza ecossistema de inovação para impulsionar investimentos e projetos de empreendedorismo na região

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, marcou presença no Finep Day, evento realizado na última quinta-feira (18), que reuniu diversos participantes, desde professores orientadores de iniciação científica no Ensino Médio da rede pública até empresários locais. Com o intuito de promover a mudança na realidade regional, o evento foi uma convocação para que os empreendedores de Alagoas se engajem e contribuam para esse processo.

Durante o evento, o reitor destacou a mudança de cenário em Alagoas no que diz respeito aos investimentos em empreendedorismo. Ele ressaltou a presença de energias qualificadas, infraestrutura adequada, sinergia institucional e um governo estadual que compreende a importância desse tema, o que torna o momento atual único na história do estado.

Josealdo Tonholo enfatizou a relevância das agências de fomento, como a Finep e a Fapeal, no incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Alagoas. Ele expressou sua confiança no futuro promissor que está sendo construído, graças ao apoio dessas instituições nos momentos mais difíceis.

O diretor executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente Lima, também ressaltou a importância dos programas de iniciação científica e tecnológica, inovação empreendedora e Economia Criativa no ensino do estado. Ele acredita que essas iniciativas estão formando uma nova geração de jovens engajados nessas áreas, o que promete um futuro mais promissor para Alagoas.

Durante o Finep Day, a Finep apresentou os diversos editais e linhas de crédito abertos, com destaque para as 10 chamadas públicas de fomento não-reembolsável que estarão disponíveis nos próximos três anos. A agência também anunciou um investimento significativo de R$ 13 bilhões para todo o Brasil até 2024, com o intuito de impulsionar a inovação e o empreendedorismo em todo o país.

Em resumo, o evento foi marcado pela união de diversos setores em prol da inovação em Alagoas, com a promessa de avanços significativos no ecossistema de CT&I do estado. A expectativa é que essas iniciativas estimulem o crescimento econômico e tecnológico da região, criando oportunidades para empreendedores e pesquisadores locais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo