Plenário discute duas PECs que modificam a Constituição Estadual durante sessão desta quinta-feira

Na sessão legislativa desta quinta-feira, 8 de maio de 2024, o plenário da Assembleia discutiu intensamente duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) de extrema importância para o Estado de Alagoas. A primeira delas, de número 96/2024, visa alterar o caput do artigo 80 da Constituição Estadual, com o objetivo de ressalvar a dispensa da necessidade de sanção do governador para as medidas especificadas no artigo 79. Essa alteração tem como finalidade agilizar e desburocratizar os trâmites legais para certas ações governamentais.

Já a PEC de número 97/2024 propõe mudanças nos parágrafos 12 e 14 do artigo 177 da Constituição do Estado de Alagoas, os quais foram acrescentados pela Emenda Constitucional n° 42/2019. Essa nova proposta pretende aumentar os limites para a execução obrigatória de emendas parlamentares individuais à Lei Orçamentária Anual. Atualmente, esse limite é de 1,0% sobre a receita corrente líquida realizada no exercício anterior ao encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária, e a intenção é elevá-lo para 1,55%. Além disso, metade desse percentual será destinado exclusivamente para ações e serviços públicos de saúde, garantindo assim investimentos necessários nessa área fundamental para a população.

Essas propostas visam aprimorar as medidas legais vigentes no estado, buscando garantir uma maior eficiência e transparência nas ações governamentais. A discussão acalorada no plenário demonstra a importância e relevância dessas matérias para o futuro de Alagoas. A expectativa agora é que os deputados cheguem a um consenso e aprovem as PECs, beneficiando assim toda a população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo