O guia, elaborado pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania em conjunto com o Instituto Raízes de Áfricas, destaca as diferenças entre racismo e injúria racial, enquanto instrui os leitores a identificar atitudes do dia a dia que podem configurar práticas racistas. Além disso, o material também ressalta expressões consideradas racistas, como por exemplo, “a coisa tá preta” e “inveja branca”.
O Guia Afro Informativo está sendo distribuído durante as ações da campanha “Maceió é Massa Sem Racismo” e também está disponível na íntegra online. O objetivo é proporcionar a todos os cidadãos acesso a informações que os ajudem a compreender as nuances do racismo e a importância do combate a essa prática social prejudicial.
A iniciativa da Prefeitura de Maceió em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas marca um passo importante no sentido de promover a conscientização e a educação da população sobre a questão racial. Com o lançamento do Guia Afro Informativo, a administração municipal mostra sua preocupação em combater o racismo e busca disponibilizar ferramentas que auxiliem no processo de identificação e denúncia dessa prática discriminatória.
Por meio desse tipo de ação, a cidade de Maceió busca se posicionar como um local que reconhece a importância da igualdade racial e está empenhada em criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todos os seus cidadãos. A campanha “Maceió é Massa Sem Racismo” e o Guia Afro Informativo representam um avanço significativo nessa direção, incentivando a população a se engajar na luta contra o racismo.