MACEIÓ – “Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10% e parcelas vence amanhã em Maceió; saiba como emitir guias”

Amanhã, dia 28, é o prazo final para o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, com um desconto de 10%. Além disso, também é o último dia para a quitação da primeira parcela do IPTU, sem desconto. As guias para o pagamento podem ser emitidas diretamente pela internet, no site online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, bastando informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular e o CEP da localidade.

Para facilitar o atendimento aos contribuintes, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) estará funcionando em horário especial nesta quinta-feira, dia 28, data em que é ponto facultativo municipal. O atendimento será exclusivo para o IPTU 2024, das 8h às 14h, na sede da Sefaz, localizada na rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo à Praça dos Palmares. Neste dia, os demais serviços não serão realizados.

Ainda há a possibilidade dos contribuintes se dirigirem à Secretaria até as 16h desta quarta-feira, dia 27, para imprimir a guia gratuitamente no setor de autoatendimento. Outra opção é utilizar a assistente virtual da Sefaz, a Roberta, disponível no site online.maceio.al.gov.br, para auxiliar na obtenção da guia.

O IPTU pode ser pago de diversas formas, incluindo via Pix, código de barras copia e cola e boleto impresso. A Prefeitura já enviou aos contribuintes os novos boletos do IPTU deste ano, contemplando as 10 parcelas sem desconto, assim como a cota única com 10% de desconto. Vale ressaltar que os boletos foram enviados apenas para os imóveis que ainda não quitaram o imposto.

O IPTU é uma importante fonte de arrecadação municipal, destinada a obras e políticas públicas que beneficiam toda a população, incluindo áreas como saúde, educação, infraestrutura e oferta de serviços. O desconto oferecido pela Prefeitura é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais brasileiras, proporcionando vantagens em porcentagem e prazo de vencimento.

É importante ressaltar que o não pagamento do IPTU pode acarretar em sérias consequências para o titular do imóvel, como inscrição em dívida ativa, cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso. Portanto, é fundamental ficar em dia com suas obrigações fiscais para evitar transtornos futuros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo