MACEIÓ – Intervenções do Brota na Grota transformam realidade de abandono em comunidade do Benedito Bentes, em Maceió, motivo de comemoração.

No coração do Benedito Bentes, na Grota da Alegria, os moradores viveram por muitos anos a sensação de abandono. A falta de iluminação, encostas sujeitas a deslizamentos, escadarias em mau estado, acessos deteriorados, lixo acumulado e a percepção de serem esquecidos pela administração pública eram a dura realidade enfrentada pela população local. No entanto, hoje, um novo cenário se apresenta, trazendo motivos para celebração e gratidão.

Através do programa Brota na Grota, a Prefeitura de Maceió identificou, não apenas na Grota da Alegria, mas em diversas comunidades da região, a urgência de intervenções que promovessem a inclusão social dos residentes do maior e mais populoso bairro da capital alagoana. Uma das iniciativas mais significativas é a contenção de encostas, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, proporcionando assim a tão almejada tranquilidade para pessoas como Edneusa Quirino da Silva, moradora há três décadas no local.

Edneusa relata que, durante anos, a barreira próxima à sua residência deslizava no inverno, obrigando os moradores a evacuar suas casas. Houve inclusive casos de desabamento de imóveis na região. No entanto, graças às intervenções da Prefeitura, a situação mudou. O trabalho de contenção de encostas trouxe segurança e permitiu que os habitantes da Grota da Alegria finalmente pudessem dormir em paz, sem o temor de tragédias iminentes.

Além das ações de infraestrutura, o programa Brota na Grota também promoveu mais de 16 mil atendimentos na área da saúde em comunidades como o Residencial Oiticica. Equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde prestaram assistência médica, vacinação, exames e orientações preventivas diretamente nas residências dos moradores, facilitando o acesso aos serviços de saúde.

A iluminação pública também foi alvo de investimentos significativos, com a substituição de luminárias por tecnologia LED em diversas grotas do Benedito Bentes. Pessoas como seu José Augusto de Lima, morador há mais de quatro décadas na região, agora se sentem mais seguras ao circular durante a noite, antes marcada pela escuridão.

Para o líder comunitário da Grota da Alegria, Renilson Correia, as comunidades de difícil acesso estão sendo vistas com um novo olhar pela atual gestão. Ele destaca os benefícios trazidos pelo programa Brota na Grota, que tem transformado a realidade das comunidades atendidas, trazendo melhorias substanciais em infraestrutura e qualidade de vida para os moradores locais.

Em resumo, o programa Brota na Grota representa um marco na promoção da inclusão social e no desenvolvimento comunitário das regiões mais carentes de Maceió, oferecendo oportunidades e melhorias substanciais para a população antes esquecida e negligenciada. A atuação da Prefeitura e o empenho das equipes envolvidas merecem destaque e reconhecimento, demonstrando o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos da capital alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo