Desde sua chegada à escola, Taíz tem contado com o apoio de uma professora de Espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) para auxiliá-la no aprendizado do português e no acompanhamento das aulas. A presença da intérprete tem sido fundamental para a adaptação da estudante, que, segundo a diretora Emília Soares, mostrava-se tímida e apreensiva no início.
Em entrevista, Emília destacou a mudança positiva que a presença de Taíz trouxe para a escola. As crianças ficaram encantadas com a nova colega e, inclusive, estão demonstrando interesse em aprender espanhol. A diretora revelou que a possibilidade de tornar a escola bilíngue não está descartada, e que o ambiente de aprendizagem tem sido bastante empolgante.
A professora Nara Gleyce, responsável por acompanhar Taíz em todas as aulas, destacou os desafios enfrentados pela estudante, mas ressaltou a facilidade das crianças em aprender uma segunda língua. Ela pontuou que, com o suporte da escola, o processo de adaptação de Taíz tem sido mais rápido.
A mãe da estudante, Leslie Karen, expressou sua satisfação com o acolhimento recebido pela filha e destacou a rapidez com que Taíz tem aprendido. Segundo Leslie, a filha chega em casa empolgada e sempre trazendo novidades do ambiente escolar, demonstrando a importância do apoio recebido.
O momento de adaptação de Taíz à nova realidade tem sido marcado pela solidariedade e apoio da equipe escolar, que tem se empenhado para proporcionar um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado da estudante cubana. Com o suporte da intérprete e o companheirismo dos colegas de classe, Taíz tem encontrado na escola um espaço onde se sente integrada e estimulada a aprender cada vez mais.