JUSTIÇA – Procurador-geral pede aprofundamento de investigações sobre fraude de certificados de vacinação de Bolsonaro nos EUA

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou à Polícia Federal nesta terça-feira (23) que aprofunde as investigações sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de vacinação contra a covid-19. O pedido de Gonet vem após Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e outros 15 acusados terem sido indiciados pela PF no mês passado. Agora, a PGR precisa decidir se uma denúncia será apresentada contra o ex-presidente e os demais investigados.

Para dar continuidade às investigações, o procurador considera necessário a realização de diligências, como a análise de laudos periciais de celulares e computadores apreendidos, bem como a obtenção de informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Gonet ressaltou a importância de verificar se Bolsonaro e os membros da comitiva presidencial apresentaram certificados de vacinação ao entrar e permanecer nos EUA, país que exigia a vacinação contra a covid-19 para estrangeiros.

Segundo as investigações, a fraude para inserção de informações falsas no sistema do Ministério da Saúde tinha o propósito de facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, que havia adotado medidas sanitárias rígidas em relação aos não vacinados. Em 30 de dezembro de 2022, um dia antes do término de seu mandato, Bolsonaro viajou para os EUA. Posteriormente, em 8 de janeiro de 2023, houve a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes do Brasil.

A solicitação de aprofundamento das investigações feita por Gonet revela a complexidade do caso e a necessidade de esclarecer os fatos envolvendo Bolsonaro e os demais acusados. Este desdobramento demonstra a seriedade das investigações e a busca pela verdade no caso da fraude em certificados de vacinação, que levantou questionamentos sobre condutas éticas e legais no âmbito do governo brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo