O podcast abordará iniciativas que deram voz à população negra para levar e receber informações em uma perspectiva segmentada. Em seu primeiro episódio, o programa tratará dos 190 anos de luta antirracista, marcando o lançamento do periódico “O Mulato”, que mais tarde se chama “O Homem de Cor”. Esse jornal denunciava a separação dos pelotões por cor, um desrespeito à Constituição do Império.
Apesar da abolição, a discriminação racial contra pessoas negras livres continua a ser uma pauta constante na imprensa negra. Movimentos sociais e pesquisadores têm denunciado incessantemente as abordagens policiais racistas e a criminalização sistemática de negros. O podcast também trará a história de Abdias Nascimento e o jornal “Quilombo”, a “Revista Tição” e a TV Quilombo.
Já disponível nas plataformas de áudio e no YouTube com interpretação em Libras, o primeiro episódio aborda os 190 anos de luta antirracista e sua conexão com o presente. A luta antirracista é um tema importante, especialmente no Brasil, onde os negros representam 68% da população carcerária, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, ainda hoje lutamos por representatividade e igualdade de oportunidades para a comunidade negra.
O podcast “Imprensa Negra no Brasil” traz à tona temas relevantes e históricos para ampliar o conhecimento sobre a luta antirracista e a importância da representatividade e inclusão racial na sociedade brasileira.