DIREITOS HUMANOS – Parada do Orgulho PcD transforma região da Torre de TV em ponto de encontro cultural inclusivo em Brasília


Neste domingo (26), a região da Torre de TV, no centro de Brasília, foi palco de uma série de apresentações artísticas protagonizadas por grupos formados exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD). O público que aproveitou a tarde de sol e calor na capital do país pôde prestigiar performances de break dance em cadeira de rodas, uma banda de percussão composta por pessoas surdas e declamação de poesias, entre outras atrações que encheram o local de energia e criatividade.

Marcelo Zig, um dos fundadores da parada, destacou que a proposta era ocupar um espaço de alta visitação com uma programação cultural totalmente protagonizada por PcD’s. Segundo ele, a Parada do Orgulho PcD é uma manifestação originalmente idealizada por esse grupo para esse mesmo público, envolvendo pessoas com deficiência em todos os setores, desde a organização até as apresentações.

O evento teve início em setembro, em São Paulo, por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e ganhou tanto sucesso que os organizadores agora planejam replicá-lo em outras cidades. Salvador já recebeu a parada, que segue para Belo Horizonte no próximo mês e terá sua segunda edição na capital paulista em setembro.

Inês Salvínia, de 24 anos, cega e moradora de Sobradinho, no entorno de Brasília, expressou sua emoção ao participar da Parada do Orgulho PcD: “É a melhor experiência, essa oportunidade de sentimento de pertencimento. Nunca imaginei que isso poderia ser possível”.

Além das atrações culturais previstas para o domingo, que se estenderiam até a noite, a 1ª Parada do Orgulho PcD de Brasília também terá uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na próxima terça-feira (28). O evento representa não apenas um momento de celebração e integração para as pessoas com deficiência, mas também uma oportunidade de interação e conectividade entre PcDs e indivíduos sem deficiência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo