DIREITOS HUMANOS – Associações lançam campanha nacional pela Defensoria Pública no combate à situação de rua em São Paulo.

Nesta quinta-feira (9), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e a Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (Apadep) lançaram em São Paulo a campanha nacional intitulada “Um Novo Presente É Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”. O objetivo dessa iniciativa é ressaltar a importância da Defensoria Pública como um meio de acesso à Justiça e garantia de cidadania para as pessoas em situação de rua.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que existam cerca de 281 mil pessoas em situação de rua no Brasil. Essas pessoas enfrentam desafios como violência, dificuldade de acesso a direitos básicos e constante discriminação da sociedade. Por isso, a campanha visa chamar a atenção para essa realidade e destacar o papel fundamental da Defensoria Pública na promoção e proteção dos direitos desses cidadãos.

O evento de lançamento da campanha ocorreu na sede da Ação Social Franciscana, conhecida como Chá do Padre, no centro da cidade de São Paulo. Durante o evento, foram realizados atendimentos, orientações e assistência jurídica às pessoas em situação de rua, além de palestras e apresentações culturais.

A coordenadora do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo, Fernanda Penteado Balera, ressaltou a importância de fornecer moradia a essas pessoas como um passo inicial para superar essa situação. Ela destacou a necessidade de combinar a oferta de moradia com outros serviços e políticas públicas, como assistência social, trabalho e saúde.

A presidente da Anadep, Rivana Ricarte, enfatizou o papel estratégico dos defensores públicos na garantia dos direitos da população em situação de rua. Ela ressaltou a importância da atuação dos defensores públicos na construção de políticas públicas voltadas para a moradia digna e acesso à justiça.

Em suma, a campanha “Um Novo Presente É Possível” busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da Defensoria Pública na promoção dos direitos das pessoas em situação de rua e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo