Comissão de Meio Ambiente discute preparativos para COP 30 em Belém e propõe criação de grupo parlamentar dedicado ao evento.

Na manhã de hoje, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) realizou uma audiência pública a pedido do senador Beto Faro (PT-PA) para discutir a organização da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém no mês de novembro de 2025. O evento contou com a presença de representantes dos governos federal e paraense, além da prefeitura de Belém, que trouxeram informações importantes sobre os preparativos para a conferência.

Durante as falas dos convidados, foi ressaltada a liderança do Brasil no tema das mudanças climáticas e a infraestrutura que está sendo preparada para receber a COP 30. A expectativa é que o evento seja um marco na discussão sobre a crise climática global e que contribua para a busca de soluções mais efetivas para o problema.

O senador Beto Faro, em sua intervenção, sugeriu a criação de um grupo parlamentar que terá como objetivo acompanhar de perto a organização da COP 30 e garantir que tudo ocorra conforme o planejado. A proposta foi bem recebida pelos presentes, que enxergam a importância de um apoio do legislativo para o sucesso do evento.

Além disso, foram discutidas questões como a participação da sociedade civil na conferência, a importância de incluir temas como justiça social e ambiental nas discussões e a necessidade de se buscar medidas concretas para combater as mudanças climáticas.

Em suma, a audiência pública realizada hoje na CMA foi de extrema importância para dar transparência ao processo de organização da COP 30 e para destacar o compromisso do Brasil em liderar as discussões sobre a crise climática. Espera-se que a conferência seja um sucesso e que contribua para colocar o tema em destaque na agenda internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo