Comissão aprova obrigação de capacitação para lidar com alunos com deficiência em sistemas de ensino, alterando a LDB.

Nesta terça-feira (23), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou uma importante proposta que pretende garantir a capacitação básica de professores e colaboradores para lidar com alunos que possuem deficiência, autismo, doenças raras, altas habilidades ou superdotação nos sistemas de ensino. A medida, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), teve como relatora a deputada Amália Barros (PL-MT).

O Projeto de Lei 844/23, originalmente proposto pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), foi modificado pela relatora para incluir a exigência de capacitação específica para lidar com alunos com necessidades especiais. Segundo Amália Barros, os sistemas de ensino devem garantir o acesso e a permanência desses alunos, visando o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, preparando-os para exercer a cidadania e se qualificar para o mercado de trabalho.

A proposta agora seguirá para análise das comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale ressaltar que o projeto tramitará em caráter conclusivo, ou seja, a decisão das comissões designadas para analisá-lo será definitiva, a menos que haja recurso assinado por 52 deputados para que a matéria seja apreciada pelo Plenário.

A iniciativa representa um avanço significativo na garantia da inclusão e do acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente das suas necessidades específicas. A capacitação adequada dos profissionais da educação é fundamental para assegurar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, onde cada estudante possa desenvolver todo o seu potencial.

Essa proposta reforça o compromisso do legislativo em promover políticas públicas que visem a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática.

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