CAMARA DOS DEPUTADOS – “Fachada do Congresso Nacional é iluminada de laranja em conscientização sobre a Síndrome de Ehlers-Danlos”

A fachada do Congresso Nacional ganhou um tom especial nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), sendo iluminada de laranja em apoio à conscientização sobre a Síndrome de Ehlers-Danlos. Essa síndrome é caracterizada por diversas doenças hereditárias do tecido conjuntivo, causadas por um defeito na síntese de colágeno, podendo apresentar complicações como artrite, artrose, osteoporose ou perda dentária.

Com manifestações em diferentes graus, os sinais e sintomas da Síndrome de Ehlers-Danlos geralmente afetam os vasos da pele, articulações e sangue. Apesar de atingir milhares de pessoas em todo o mundo, ainda é uma condição pouco conhecida. Por isso, foi estabelecido o Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos em 15 de maio, visando aumentar a conscientização sobre a doença.

No âmbito político nacional, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4817/19, que estabelece uma política nacional para pessoas com Síndrome de Ehlers-Danlos. Segundo o texto, essas pessoas não podem ser impedidas de participar de planos privados de assistência à saúde devido a essa condição, e o poder público poderá estabelecer parcerias com entidades privadas para implementar a política nacional. Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

A iniciativa de iluminar o Congresso Nacional de laranja partiu da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), com o intuito de destacar a importância da conscientização sobre a Síndrome de Ehlers-Danlos. Essa ação busca sensibilizar a população e promover o conhecimento sobre essa condição ainda pouco compreendida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo