Nesta terça-feira (21), será inaugurada a exposição “O Jumento é Nosso Irmão” no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 17h. O evento tem como objetivo ressaltar a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira e contará com obras de renomados artistas, palestras e representantes da área de proteção animal.
A mostra contará com pinturas de artistas como Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, além de xilogravuras do renomado J. Borges e Ciro Fernandes. Fotografias e literatura que ilustram a importância cultural dos jumentos também farão parte da exposição.
Dentre os palestrantes confirmados, estarão presentes o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), idealizador do evento; Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores; Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun, representantes da organização internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary.
A importância cultural dos jumentos é um tema relevante atualmente, já que esses animais enfrentam ameaças significativas provenientes do comércio de peles. Eles são capturados, comprados ou roubados e abatidos para a produção de um remédio tradicional chinês chamado ejiao, feito a partir de suas peles.
Em 2022, a campanha “Salve Jegue” ganhou destaque ao reunir celebridades, influenciadores, veículos de comunicação e o público em geral para pedir o fim do abate de jumentos. No Congresso, tramitam atualmente dois projetos (PL 5949/13 e PL 2387/22) que visam acabar com o abate de jumentos, mostrando a relevância do tema na esfera legislativa.
A exposição “O Jumento é Nosso Irmão” busca, portanto, valorizar a importância cultural dos jumentos na sociedade brasileira e debater a necessidade de medidas de proteção para esses animais tão significativos para o nosso país. A população, os artistas e as autoridades presentes no evento são importantes agentes na luta pela preservação dessa espécie.