CAMARA DOS DEPUTADOS – Aprovada proposta que obriga capacitação de professores para lidar com alunos com deficiência e necessidades especiais no sistema educacional

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta terça-feira (23) uma proposta que visa tornar compulsória a capacitação básica de professores e colaboradores para lidar com alunos que apresentem deficiência, autismo, doenças raras, altas habilidades ou superdotação nos sistemas de ensino. A iniciativa, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem como objetivo garantir o acesso e permanência desses alunos no ambiente escolar, proporcionando um desenvolvimento pleno de suas potencialidades e preparando-os para o exercício da cidadania e qualificação profissional.

A relatora do projeto, deputada Amália Barros (PL-MT), propôs um novo texto que substitui o Projeto de Lei 844/23, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), e outros projetos em tramitação. Anteriormente, o texto de Fraga abordava a capacitação de professores e colaboradores para lidar com alunos com necessidades especiais, porém sem detalhamento específico.

No texto da proposta aprovada, Amália Barros destaca a importância dos sistemas de ensino em garantir o acesso e permanência desses alunos, visando o pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências, assim como a preparação para a vida cidadã e o mercado de trabalho.

O projeto seguirá para análise nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um trâmite que poderá ser conclusivo, dispensando a necessidade de votação em Plenário. A proposta busca promover a inclusão e garantir o cuidado adequado às necessidades educacionais desses alunos, contribuindo para uma educação mais igualitária e acessível a todos.

A matéria, que teve a reportagem de Murilo Souza e a edição de Geórgia Moraes, reflete um avanço significativo no campo da educação inclusiva no Brasil, mostrando o comprometimento do legislativo em garantir direitos e oportunidades iguais para todos os cidadãos, independente de suas características e necessidades específicas.

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