ALAGOAS – PM de Alagoas promove capacitação sobre conduta policial em ocorrências com grupos vulneráveis em ação preventiva recomendada pelo MP

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Militar de Alagoas promoveu uma importante capacitação voltada para a implementação de procedimentos operacionais em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis. A ação, realizada no auditório da Academia de Polícia Militar, teve como objetivo oferecer uma capacitação humanizada e preventiva ao efetivo policial, em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público Estadual.

Durante o evento, os oficiais responsáveis pelo planejamento das instruções à tropa de cada unidade receberam orientações sobre as estratégias a serem adotadas durante as instruções. A metodologia para a disseminação do Procedimento Operacional Padronizado a Grupos Vulneráveis seguirá as normas estabelecidas para o Planejamento e Conduta da Instrução (NPCI/2024).

Uma determinação será publicada em Boletim Geral Ostensivo (BGO), estabelecendo um prazo para que todas as unidades operacionais elaborem seus planos de instrução, executem-nos e enviem um relatório das instruções realizadas, contendo os nomes dos policiais capacitados. Todo o processo tem o objetivo de padronizar as condutas policiais envolvendo abordagem às pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, LGBTQIAP+ e pessoas em situação de rua.

A reunião foi presidida pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMAL, coronel Marcos Sampaio, e contou com a participação dos membros da comissão de Procedimento Operacional Padrão, além dos oficiais chefes da pasta de planejamento das unidades operacionais (P3). A importância dessa capacitação para melhorar a conduta policial em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis é evidente, demonstrando o compromisso da Polícia Militar de Alagoas com a segurança e respeito aos direitos de todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo