ALAGOAS – “Hospital da Mulher promove consultas oncológicas para zerar fila de pacientes com câncer pelo Plano Emergencial de Socorro”

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está dando continuidade ao atendimento de pacientes oncológicas contempladas pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. Até este sábado, 54 atendimentos foram agendados na unidade. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer e tem o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam por assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica oncologista Rafaella Toledo relata que o Hospital da Mulher faz todo o processo de investigação até o diagnóstico das pacientes para que elas tenham acesso ao tratamento e marcação de cirurgia, caso necessário. As consultas oncológicas são realizadas na unidade às quartas, sextas e sábados.

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, em uma semana o Hospital da Mulher realizou quatro cirurgias de pacientes do câncer e mais quatro estão agendadas para a próxima semana. “As ações do Plano Emergencial de Oncologia têm acontecido de maneira eficaz. O Hospital da Mulher é uma das unidades onde fazemos esse atendimento para as pacientes mulheres. O objetivo da entrada delas aqui é através da consulta no ambulatório, seguimento com os exames, diagnósticos e também damos continuidade às cirurgias. O objetivo do plano emergencial, que é garantir a celeridade desses processos e o acesso rápido às cirurgias, tem sido efetuado de maneira eficaz”, relatou a gerente.

Nas Clínicas da Família estão sendo realizadas consultas de triagem com pacientes que já possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos. No Hospital da Mulher foram ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas.

Além disso, diversos exames de imagem estão sendo ofertados em diferentes unidades hospitalares, como biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia e ressonância, entre outros.

Em relação a cirurgias, a rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, por meio do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), irá ampliar e oferecer apoio e cooperação técnica, além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e ressonância com contraste. Na Rede Pública Estadual as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM e as de cabeça e pescoço e neuro no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.

As ações do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer representam um avanço significativo no atendimento e tratamento de pacientes oncológicos em Alagoas, garantindo não apenas consultas, exames e cirurgias, mas também um apoio completo aos pacientes e familiares. A iniciativa mostra a importância de ações integradas e eficazes para lidar com os desafios do câncer, oferecendo um caminho mais eficiente para o diagnóstico e tratamento da doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo