Os 99 projetos em andamento foram divididos em quatro áreas temáticas: ciência e tecnologia, inovação e empreendedorismo, artes, cultura popular e economia criativa, e olimpíadas do conhecimento. Durante o seminário, foram apresentados resultados parciais de algumas pesquisas, como o estudo sobre hábitos e práticas de leitura em uma cidade de Alagoas, que mostrou a importância de incentivar a leitura entre os estudantes.
Outro projeto em destaque foi o de uma estudante de práticas culturais populares, que reuniu aprendizados sobre cultura criativa e produção de bordados. A pesquisa demonstrou como o ensino do bordado filé gerou um sentimento de pertencimento na comunidade, valorizando o trabalho artesanal local.
Além disso, dois projetos de Língua Inglesa foram apresentados, abordando temas como estrangeirismos em empreendimentos locais e acesso à aprendizagem do idioma. Os pesquisadores destacaram a importância de repensar a forma como o ensino de línguas estrangeiras é realizado nas escolas, buscando novas abordagens para motivar os alunos.
Com a conclusão das avaliações prevista para junho de 2024, a Fapeal espera que os projetos tenham cumprido seus objetivos de desenvolver competências e habilidades nos estudantes envolvidos. O Pibic Jr se mostra como uma parceria bem-sucedida entre a Seduc e a Fapeal, impulsionando a educação e a pesquisa em Alagoas.